sábado, 9 de setembro de 2017

Morte Anunciada, Verão e um Recomeço | #semanaemrevista 23 a 36

|MORTE ANUNCIADA|
E quando todos pensavam que a rubrica tinha morrido, ela ressuscita que nem Jon Snow-Stark-Targaryen.

Na verdade, pensei em não dar continuidade a esta rubrica. A dada altura senti que não havia nada de interessante para contar. Poderia ainda acrescentar que não tive tempo, como tantas vezes costumamos dizer, pois o trabalho em final de ano letivo ocupa-nos grande parte dos dias. Corrijo: não estava a fazer a melhor gestão do tempo e estava cansada. Por isso, avançar com esta rubrica só porque sim não fazia sentido para mim.

Recomeço
Photo: missgetaway.com
Assim, dei como morta a rubrica.

Mas o Verão chegou. E, com ele, a renovação.
Agora faz sentido, por isso a rubrica ressuscitou.

|VERÃO|
Pela primeira vez, as férias fizeram-se em casa.

Estava previsto: abdicar temporariamente das nossas viagens [lágrimas] para nos dedicarmos em exclusivo à nova casa. Foi um ano de muitas obras e as férias de verão não foram exceção. Só que em versão light: a perfeita combinação entre uma hora de aparafusadora e uma hora de banhos de sol. E as coisas foram acontecendo sem pressas e ao som dos passarinhos.

Fisicamente, o descanso não reinou, mas a mente agradeceu imenso estes dias. O botão do trabalho foi desligado com autorização para só voltar a ligar em setembro. E, aos poucos, deu-se o despertar de tantas coisas.

Recomeço
O meu Dolce Fare Niente (agora furado)
Namorei a minha cozinha e armei-me em Masterchef. Fui ao cinema a meio da tarde e vi um filme de terror (continuo a odiar). Comi gelados e bebi imperiais. Dei mergulhos (muitos) e joguei ao Mata (poucas vezes, sobrevivi). Bebi café no alpendre e cusquei as notícias cor de rosa. Experimentei novos alimentos e aprendi a gostar de abacate. Fiz tranças e raramente me maquilhei. Tirei fotografias e partilhei. Não usei relógio e tentei adivinhar as horas pelo sol (não falhei por muito). Calcei ténis e chinelos e andei descalça. Recebi pessoas até à noitinha e aceitei convites inesperados (aqui). Dancei, pulei e ri às gargalhadas (dentro e fora de água). Comi caracois e fui ao mercado bem cedinho. Li muito e aprendi coisas novas.

Nem todos os dias foram coloridos, mas fui feliz.

|RECOMEÇO|
O melhor deste verão foi ter tido tempo (corrijo: "aproveitado o tempo") para pensar na vida que levamos. Horários, correrias, stress, ansiedade. Depois: o cansaço, a má alimentação, os vícios, o sedentarismo. Resultado: ficamos surpreendidos quando percebemos o tempo que já passou de um acontecimento a outro; olhamos para o espelho e até nos apetece dar os pêsames ao nosso reflexo; sentimos que a vida está a passar tão rápido que não "temos" tempo para fazer tanta coisa que gostaríamos. E adiamos tudo novamente.

Não há nenhuma receita milagrosa para combater este problema. Na verdade, o tempo foi uma criação do Homem, que ironicamente decidiu estar sempre a desafiar. O que realmente está a passar por nós é a vida. Será que precisamos esperar pelas férias para fazermos as coisas que tanto gostamos?!

E foi esta questão que me fez tomar algumas decisões em jeito de "Resoluções de Ano Novo" (Setembro sempre foi o meu primeiro Janeiro)!
  • Estabelecer prioridades: tudo começa aqui. Nem tudo tem de ser para ontem, porque o hoje vai estar saturado, a pensar num amanhã que não é de ninguém. O que realmente é importante fazer agora? Começamos por aqui, então...
  • Alimentação: saudável, sempre que possível. Não é a primeira, nem a segunda, nem a terceira vez que altero a alimentação na tentativa de me ver livre dos excessos. Que é como quem diz, das gordurices que se alapam a nós que nem mexilhões horripilentos. Já perdi a conta a tantas leituras sobre alimentos e regimes alimentares. Não sei se é desta. Só sei que estou a fazer por isso e o caminho vai ser longo...
  • Exercício: a mais difícil de todas. Comecei, de facto, a fazer exercício. Agora poderia dizer-vos que me sinto muito mais focada, descontraída, em paz com o mundo e já não vivo sem o meu exercício. Mentira! Na verdade, o que sinto é DOR! Nos bracinhos, nos abs (não se veem, mas dizer "barriga" é foleiro), nas perninhas, nas badanas do rabo... meus amigos, TODA EU SOU DOR! E agora poderia dizer-vos que é sinal de que o corpo está a mudar e a agradecer o meu esforço e um blablabla super motivacional. Mas eu preferia mesmo era estar sossegadinha no sofá, a ver uma série, enquanto estas mudanças se davam de forma mágica! Verdade seja dita: não faço isto de boa vontade, já pensei em desistir milhentas vezes e começo a pensar que se calhar até viveria muito feliz com os meus mexilhões! Enquanto houver uma réstia de energia mental (porque a física já se foi), vou dando ao canelo, pois (ainda) acredito que lá no fundo vou encontrar uma sensação de bem-estar qualquer que não me assiste para já...
Recomeço
Nada como um corte de cabelo para recomeçar...
Partilho, assim, estas resoluções com o intuito de as tornar um compromisso. Uma estratégia para não falhar como tantas outras vezes, porque no que toca a tentativas sou uma pro!

Aliás, esta é mais uma tentativa e, embora a probabilidade de não ter sucesso seja enorme, resta insistir.
Será desta?!

1 comentário:

  1. Boa , assim é que é estabelecer metas , nada melhor que partilhar no blog para nos sentirmos mais motivadas ;)
    Beijinhos ♡ O Olhar da Marina

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...