sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

ACMA | 8 Livros para (Re)Começar

ACMA

Fugir aos temas do mundo feminino que inundam a blogosfera e dar lugar a tantas outras coisas boas da vida. Foi sob este lema que a Joana do blog Cor sem Fim deu o pontapé de saída para o projeto ACMA - A Cultura Mora Aqui. Todos os meses, um tema. A partir deste, muitas partilhas sobre música, televisão, cinema, decoração, livros, histórias, receitas, jogos, experiências e tantos outros assuntos. É com grande satisfação que me junto a este projeto, pela primeira vez, no mês dos (Re)Começos.

Decidi, então, falar-vos de livros que podem ser uma excelente fonte de inspiração para dar aquele passo em frente que nunca mais chega. Ou simplesmente para acompanhar e dar mais força às mudanças que estamos a viver. Sem pretensões de qualquer "intelectualismo literário" e sem qualquer ordem em particular, deixo-vos algumas sugestões de livros onde vivi algum tempo e fui muito feliz. Livros onde a palavra de ordem é, sem dúvida, (re)começar.

ACMA

As Cores da Amizade de Lisa Verge Higgins
Ironicamente, é na morte que apreciamos a vida. Até este momento, perdemos tempo e deixamos tantas coisas boas por acontecer. O enredo, simples e de leitura levezinha, inicia quando Rachel Braun morre cedo demais, deixando um desafio a cada uma das suas três melhores amigas. É a partir destes desafios que as três mulheres recomeçam as suas vidas e despertam para a alegria de viver.

ACMA

Chocolate de Joanne Harris
Para mim, quase um clássico, porque é a Joanne Harris e (claro!) estamos a falar de chocolate. Esta é a história de uma mãe solteira, que decide mudar-se com a filha para uma pequena aldeia muito conservadora, onde abre uma chocolataria. É através do chocolate (em vários formatos, texturas e sabores...hummm) que são retratadas várias questões como a liberdade de expressão, a igualdade de género, a discriminação racial ou a importância dos pequenos prazeres da vida. O próprio estilo de vida nómada da protagonista é questionado, pois um recomeço nem sempre significa partir...

ACMA

A Noite
de José Saramago
Verdade seja dita que o texto dramático é um dos parentes pobres da literatura, sendo raramente lembrado fora dos palcos. Porém (ou não fosse esta uma das minhas praias preferidas), deixo-vos uma sugestão neste género. Em primeiro lugar, porque nem todos sabem que Saramago também escreveu para o teatro (e com pontuação). Em segundo lugar, porque esta peça retrata uma das noites mais importantes da nossa história: 25 de Abril de 1974. A ação decorre numa redação de jornal. E Portugal prepara-se para recomeçar, após uma longa ditadura.

ACMA

Meditação e Mindfulness 
de Andy Puddicombe
Esta é uma das minhas leituras atuais e ainda não terminei. Mas o que já li é suficiente para gostar e recomendar, tendo em conta que falamos de (re)começos. Andy estava a meio de uma licenciatura quando, com 20 anos, decidiu partir para os Himalaias para estudar meditação. Na bagagem uma série de ideias pré-concebidas, que herdamos dos filmes e das histórias que ouvimos. Ao longo de 10 anos, viveu inúmeras experiências, que o levaram a tantos outros destinos, tendo acabado como monge budista tibetano. Mais tarde, volta à vida tradicional e traz-nos o Headspace, sendo uma referência no que toca à meditação e ao mindfulness. Excelente para recomeços de alma e de perspetiva sobre o que nos rodeia.

ACMA

O Livro de Cozinha da Marta
de Marta Varatojo
Descobri a Marta por acaso na Internet, no início deste mês, e devorei o seu livro de cozinha num ápice. É verdade que estou a atravessar uma fase de reeducação alimentar e, por isso, as condições para ter interesse por este tipo de livro estavam criadas, mas valeu a pena. Mais do que um conjunto de receitas (algumas das quais já experimentei), a primeira parte deste livro preocupa-se em oferecer-nos uma visão muito clara e interessante sobre a alimentação macrobiótica e a sua estreita ligação ao equilíbrio Yin Yang. Uma excelente leitura para quem deseja adquirir novos hábitos alimentares, exclusivamente (ou não) macrobióticos.

ACMA

Cortei as Tranças
de António Mota
Para o público mais jovem, proponho a história de Marta. Certo dia, recebe o telefonema que ditaria a sua vida: a mãe acabara de morrer, vítima de um acidente de viação. Assim, decide cortar as suas tranças, que a mãe tratava com tanto carinho, e vê-se obrigada a crescer. E, de repente, a vida muda por completo. Até porque os recomeços podem acontecer em qualquer altura e em qualquer idade.

ACMA

Comer, Orar, Amar
de Elizabeth Gilbert
Um dos livros sobre recomeços por excelência e um dos poucos cuja adaptação para o cinema é absolutamente divinal. Esta é a autobiografia de uma jornalista que decide largar tudo o que tem para se encontrar. Itália, Índia e Indonésia são os palcos onde nos deliciamos com sabores, cheiros, cores, experiências, formas de estar e de olhar a vida. Sem dúvida, uma viagem física e espiritual que todas as mulheres todos deveriam realizar. Quanto mais não seja, acompanhando a protagonista nesta aventura. [Nota: impróprio para apreciadores de gastronomia italiana]

ACMA

Livro
de José Luís Peixoto
Não podia faltar um dos meus escritores de eleição com aquela que julgo ter sido a sua melhor obra até à data. Quem decidir navegar no Livro, título da obra e nome da personagem principal, deve estar preparado para uma história densa com um foco muito cru sobre a emigração portuguesa, uma história sobre a qual não podemos desviar o olhar, sob pena de nos perdermos. Ilídio é abandonado pela mãe e, sozinho, espera-a numa angústia que também é nossa; ela não regressa. Dá-se, então, o (re)começo.

Blogs Fundadores do Projeto ACMA

19 comentários:

  1. A tomar o lugar deixado pelo nosso presidente? Brevemente na tv a dar opiniões sobre livros, prevejo ;) espero que esteja tudo bem contigo :) bacci

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na TV não direi, mas alguém tem de suprir esta lacuna desde que ele desertou! Está tudo bem e espero que contigo também :) bacci ragazzo

      Eliminar
  2. Não conhecia nenhum dos livros, mas já vi a versão em filme de "Chocolate" e gostei imenso. Achei bastante diferente e interessante, até porque (pelo menos o filme) tem ali algo de misterioso que nos faz querer ver até ao fim!

    http://primavera-estacional.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, também foi um filme que fez jus ao livro :) Começa pelo "Comer, Orar, Amar" e vê o filme também. Fica a sugestão ;)

      Eliminar
  3. Gostei muito das dicas e do teu blog! Segui-te *

    thebrunettetofu.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito do post e da tua maneira de escrever! Acho que a tua lista foi super completa e cheia de boas recomendações!

    Um beijinho,
    Bia do Bookaholic.

    ResponderEliminar
  5. Nunca li nenhum destes livros. No entanto, já vi o chocolate e o comer, orar e amar em filme e gostei :)

    Beijinhos
    Daniela
    Blog Cidade do Pecado | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os filmes são muito bons também...e o verdadeiro pecado da gula!

      Beijinhos :)

      Eliminar
  6. Nao conheço nenhum desses livros, mas parecem ser bons. Tenho de acrescentar alguns a minha lista :D

    Beijinhos! Where I Belong

    ResponderEliminar
  7. COMO é que eu não sabia da existência desse livro do Saramago?! :o Tenho que lhe deitar a mão!

    Jiji

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vale a pena! Leitura muito simples, ao contrário do que se pensa ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Nunca li nenhum dos livros sugeridos, mas As Receitas da Marta pareceu-me fantástico!
    Beijinhos *

    http://chique-e-geek.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E é realmente fantástico. Quanto mais não seja para aprendermos um pouco sobre o que é a macrobiótica e a sua ligação ao Yin Yang...
      Beijinhos :)

      Eliminar
  9. Acho que não tenho o teu blogue referido na minha publicação. Tenho de ver se o atualizo porque houve pessoas que afinal não participaram. Quanto às tuas escolhas, não conheço a maioria dos livros, mas gosto imenso de Joanne Harris. O primeiro livro que li dela foi Chocolate e depois O Rapaz de Olhos Azuis (escrevi uma crítica no Espalha-Factos). Fiquei curiosa com o livro da Marta, apesar de não estar preparada para virar vegetariana. De qualquer forma tenho a certeza que tem receitas deliciosas, fiquei mesmo muito curiosa! Quanto ao Comer, Orar e Amar já vi o filme mas ainda não arranjei maneira de ler o livro. Será para breve espero :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou neste momento a terminar um livro da Joanne Harris, que gosto muito, e posso já dizer que está a ser uma desilusão... Mas quando terminar, logo falarei dele. Em relação ao livro da Marta, vale a pena ler independentemente das nossas escolhas alimentares. Eu também não sou vegetariana, nem tenho uma alimentação estritamente macrobiótica, mas consegui aproveitar algumas ideias para mudar alguns hábitos alimentares. Tinha de começar por algum lado...eheheh...a seguir é ganhar coragem para começar a fazer exercício físico :D

      Beijinhos :)

      Eliminar
  10. O da meditação parece ser super interessante :)
    Um beijinho grande*
    Novo blogue! Crazy Cat Lady

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...