sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Pérolas do meu rosário #9

Hoje uma certa rede social lembrou-me da existência de um texto que publiquei há exatamente três anos atrás. Uma espécie de epifania sarcástica em desespero por causa da fantástica plataforma onde se gere a vida dos professores em Portugal.
Foi um Agosto passado em ânsias, sempre em frente ao écrã à espera de novidades. Um Agosto como muitos outros anteriores. Foi também o último Agosto passado na incerteza, até hoje.
O texto já tem três anos, mas infelizmente continua a ter a sua pertinência. Milhares de professores continuam a ter um Agosto negro, com o coração nas mãos e os olhos no écrã. E hoje o caos e a revolta voltaram a inundar a vida de muitos...

"As Aventuras do SIGRHE
Parte I

(Entre as 11h e 12h, no centro de operações do SIGRHE)

MASTERCIBER: Sinto-me entediado... Minuto a minuto a colocar ofertas para aqueles seres desprezíveis que abundam por todos os cantos... Se ao menos conseguíssemos anular aquele poder irritante de mudar o mundo, não teríamos que nos preocupar mais com eles!
MINICIBER: Que mais podemos fazer, senhor?!
MASTERCIBER: Já eliminámos o filtro das zonas pedagógicas para eles andarem horas a ver oferta a oferta?
MINICIBER (após refletir durante alguns segundos): Já...
MASTERCIBER (ar pensativo e sinistro): Estamos a introduzir as ofertas de forma aleatória para eles terem de andar à procura de cada uma entre as já inseridas?
MINICIBER (com algum receio): ...estamos...
MASTERCIBER (dá um murro na mesa, furioso, e levanta-se): Temos de ter mais alguma ideia... Nada me diverte mais do que a fúria docente! E, neste momento, não me sinto divertido... Dia 31 ainda vem longe!
MINICIBER (falando sozinho): Podíamos sempre mudar-lhes a graduação...
MASTERCIBER (volta-se, de repente, interessado): Que disseste?!
MINICIBER (assustado): Estava só a teorizar... Mudar-lhes a graduação... por exemplo, nas ofertas a que já concorreram...?
MASTERCIBER (entusiasmado): Brilhante, MiniCiber!!! (com ar e gestos meticulosos) Vamos infiltrar-nos nas ofertas a que já concorreram com habilitação própria e retirar-lhes o tempo de serviço após profissionalização! E aqueles que tentarem concorrer com habilitação própria não poderão introduzir esse tempo de serviço... nem que sejam 20 mil dias de serviço!!! (faz uma pausa, preocupado, e sussura) Não existe nenhum nessa situação, pois não?!...
MINICIBER: Neste momento, não, senhor! Havia um docente que perfazia 19 990 dias este ano, mas faleceu ontem. Foi pena... Julgo que no próximo ano já iria conseguir entrar finalmente num quadro de escola...
MASTERCIBER (desinteressado): Cala-te! Isso agora não interessa! Vamos avançar... Começa a introduzir as alterações MiniCiber!
MINICIBER (dirige-se para a plataforma): Para já, senhor!
MASTERCIBER (recosta-se na sua cadeira, satisfeito): Agora é só esperar e desfrutar do caos... Quando eles virem que o tempo de serviço já era... (música de fundo sinistra) Ahahahahahahah!!!"

-Texto publicado a 28 de Agosto de 2012

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...