sábado, 16 de maio de 2015

Gordas das Redes Sociais | ...ainda o Acordo!

Criticar de forma fácil e desinformada já por si é sinal de ignorância. Mas mais grave é ter meios de comunicação que contribuem para esta desinformação, mostrando-se muito aquém do serviço público que deveriam prestar.

1. A vontade de ridicularizar o novo AO é tanta que selecionaram um conjunto de palavras que sofrem alterações (segundo o extenso trabalho de pesquisa que fizeram numa rede social qualquer, aparentemente...) e decidiram juntá-las num texto que mais parece uma salada russa (sim, porque é normalíssimo andarmos a "catar" gatos e a "recessão" não tem um início, mas sim uma "receção"... deve ser onde foi feito o check-in de Portugal há uns tempos atrás!).

2. Eu sei que catar o gato perto do "cato" é um bocado chato, também me acontece a toda a hora e é um aborrecimento... mas não se preocupem! É que esta é daquelas que podemos escrever com e sem "c". Assim, podem ir catar o gato perto do "cacto" à vontade que ninguém se pica! *

3. Se viram o que está no asterisco *(em baixo) já perceberam também que "receção" pode continuar a ser "recepção". Pois é, aqui só arranja confusão quem quer... Mas descobrir que a "recessão" pode ter uma "receção/recepção" é, de facto, uma novidade! Pensava que era algo relacionado com a hotelaria ou a aviação... Já fazíamos o check-out, não?!

4. Os iluminados que escreveram isto fartaram-se de "andar", mas não chegaram a lado nenhum! É que "andámos" este tempo todo a pensar que nos poderíamos guiar pelo conhecimento informado desta gente e, afinal, "andamos" todos enganados... E a diferença está no tempo e no acento que continua a estar lá para marcar a diferença! **

Photo: enviada por uma aluna que, felizmente, duvidou de algumas barbaridades que a SIC tentou desenhar aqui. É triste quando as pessoas começam a duvidar do que é escrito nos meios de comunicação...

* "Conservam-se ou eliminam-se facultativamente, quando se proferem numa pronúncia culta, quer geral quer restritamente, ou então quando oscilam entre a prolação e o emudecimento: aspecto e aspeto, cacto e cato, caracteres e carateres, dicção e dição; facto e fato, sector e setor; ceptro e cetro, concepção e conceção, corrupto e corruto, recepção e receção." (in Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990 - Base IV).

** "É facultativo assinalar com acento agudo as formas verbais de pretérito perfeito do indicativo, do tipo amámos, louvámos, para as distinguir das correspondentes formas do presente do indicativo (amamos, louvamos), já que o timbre da vogal tónica/tônica é aberto naquele caso em certas variantes do português." (in Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990 - Base IX).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...