sábado, 16 de maio de 2015

Está na lista! #5

Este post poderia ser um "Gordas das Redes Sociais", visto que foi (e continua a ser) um dos assuntos mais explorados em praça pública. Preferi incluir na Lista, porque é algo a lembrar todos os dias e uma batalha a travar a vida inteira.

Bullying tem sido a palavra de ordem. As imagens do jovem agredido e do jovem que, infelizmente, teve um desfecho mais trágico chocaram a sociedade. Choraram-se as vítimas, crucificaram-se os agressores, criticaram-se pais. Montou-se todo um circo à volta de situações iguais a tantas outras que acontecem diariamente no nosso país. Situações de agressão que merecem mais do que julgamento público gratuito. Porque todos nós somos responsáveis. Os pais que não estão atentos aos sinais dos filhos, porque a vida quotidiana os consome. Os professores que desvalorizam e, por vezes, ignoram o que está a acontecer ali mesmo ao lado, afundados em burocracia e horários a cumprir, numa guerra perpétua pelas condições atuais da educação. Todas as pessoas que passam e fingem não ver, porque não lhes diz respeito. Todas as pessoas que respondem que "lhes faziam e aconteciam", sem pensar que estas palavras são elas próprias incitadoras da violência. E que a criança ao lado, quieta e observadora, está a assimilar a mensagem.

Este momento deveria servir de ponto de reflexão. Sobre as nossas atitudes individuais no coletivo. Para que possamos contribuir todos um pouco para a prevenção destas situações.

Há algum tempo atrás, alguns professores e alunos decidiram pensar a violência e transmitir uma mensagem. Prefiro partilhar este vídeo, que faz parte da minha lista. E partilharei sempre que for necessário lembrar. Porque este circo irá terminar, "como tudo tem de esquecer para se lembrarem outras coisas", como disse Vergílio Ferreira.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...