terça-feira, 20 de junho de 2017

GRS | Quem diz é quem é!

Judite de Sousa está a fazer correr rios de tinta. Isto porque, a propósito de um direto sobre a tragédia de Pedrógão Grande, decidiu:

(1) ...comparar o número de mortos com a tragédia de Entre-os-Rios;
(2) ...sugerir a demissão da Ministra;
(3) ...fazer o direto ao lado do corpo de uma vítima.

Parou tudo!!! "Ao lado do corpo de uma vítima?!", perguntam vocês.
Exato...

Aliás, a juntar ao cenário dantesco ficou registado o comentário da jornalista (?): "Está um corpo aqui ao meu lado, de uma senhora, que ainda não foi recolhido, apesar de os bombeiros se encontrarem muito perto deste local”. Ou seja, não sabendo mais nada, diria que há aqui um péssimo serviço dos bombeiros, que já deveriam ter recolhido os corpos todos, a fim de evitar esta exposição que a Judite não conseguiu/pôde/quis (riscar o que não interessa) deixar passar em branco.

Como é óbvio, caiu-lhe tudo em cima. O Twitter andou nas horas e, por todo o lado, profissionais e amadores deixaram duras críticas à prestação da jornalista (?). E, claro, os dedos apontaram-se àquela que, infelizmente, há pouco tempo perdeu um filho de forma trágica e pediu respeito e privacidade à imprensa.



Verdade seja dita que ela também não teve muito sossego naquela altura, mas isso não justifica que sejamos o oposto do que dizemos.
A meu ver, foi um episódio lamentável de alguém que não está a cumprir com rigor a sua função e precisa de ajuda.

Infelizmente, esta triste situação foi também mais um reflexo da nossa sociedade. Muitos foram aqueles que criticaram a exposição do corpo daquela vítima, o horror de se ver um morto ali ao lado, o desrespeito por todos os que viveram a tragédia... e a compor o post lá estava a fotografia daquele mesmo cenário! Sério?! Entre tantos exemplos (de pessoas mais e menos conhecidas), fica o registo de uma jovem que publicou uma imagem daquele momento e escreveu em letras garrafais (o que, em Internetês, significa gritar): "PARTILHA ESTA VERGONHA!!! NÃO VALE TUDO NO JORNALISMO!!!".

Pergunto: E na vida...vale tudo?!

4 comentários:

  1. Essa situação é lamentável...ainda mais vinda de alguém que pela tragédia que ainda passa. Percebo que se tente um jornalismo realista e acredito que o objectivo não fosse o sensacionalismo. No meio de tanta desgraça, mais uma...

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Situações que deveriam ser evitadas...enfim!

      Beijinhos :)

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...