terça-feira, 19 de setembro de 2017

Uma Forma de Amar na Cozinha da Marta

Foi há cerca de 6 meses que ouvi falar do livro da Marta Varatojo e, relembrando os tempos de faculdade em que era frequentadora assídua do refeitório macrobiótico, decidi aventurar-me nesta leitura e compreender um pouco melhor o conceito que lhe serve de tema.


Não fiquei arrependida, pois este não pretende ser mais um livro de receitas. Há toda uma contextualização da macrobiótica, que ao contrário do que alguns pensam não é sinónimo de agora-só-como-vegetais. É um estilo de vida que vai muito além de uma dieta alimentar. Gostei particularmente de compreender a sua ligação com os princípios orientais de Yin e Yang - desconhecia tal relação, confesso! 

Cozinha

De facto, são várias as aprendizagens que podemos fazer ao longo do livro, mesmo sem qualquer pretensão de mudar radicalmente a forma como nos alimentamos. Nos últimos 6 meses, aos poucos, fui introduzindo algumas alterações na minha alimentação, inspiradas nesta cozinha da Marta (e não só), e os resultados refletem uma sensação genuína de bem-estar. Longe de me considerar uma persona macrobiótica, penso que é conhecendo os alimentos e aquilo que nos podem trazer (de bom e mau) que conseguimos gerir a nossa alimentação da melhor forma.

E, às vezes, pequeninas mudanças fazem toda a diferença.

2 comentários:

  1. Acho super importante neste tipo de livro de culinária explicarem o porquê das coisas serem saudáveis ou de serem de determinada forma. Para além de ensinar simples receitas, é importante ensinar o que é ou não bom para o nosso corpo e os princípios básicos de cada tipo de dieta alimentar.
    Fiquei curiosa com este livro, confesso!

    My Own Anatomy ✨

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vale a pena! É interessante e aprendemos algumas coisas que não esperávamos.
      Obrigada e beijinhos :)

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...