terça-feira, 10 de janeiro de 2017

TV Alert | Ministério do Tempo

*spoiler alert

Foi no meio de um zapping, em dezembro, que fiquei a saber que iria estrear uma nova série na RTP. Alguém entrevistava Andreia Dinis e Luís Vicente que divulgavam a novidade. Série, História e Humor...e foi assim que, logo ali, conquistaram-me. Ou, pelo menos, despertaram-me a curiosidade para ver o primeiro episódio.

Alert

Dia 2 de janeiro lá estava eu com algumas expetativas e a rogar aos deuses das séries para não estragarem uma receita que se adivinhava fantástica... E os deuses escutaram as minhas preces. Absolutamente genial! Não sendo uma criação portuguesa, a adaptação ao nosso país e à nossa História merece 5 estrelas. Se há país com conteúdo histórico para brincar é, de facto, o nosso.
Os atores também estão de parabéns, em particular os três "agentes" de séculos diferentes que, em conjunto, constroem o carisma da série. Gostei muito [confesso] que tivessem escolhido para uma das personagens principais (e cérebro de equipa) a primeira mulher a estudar na Universidade de Coimbra, o que coloca a questão da igualdade de género também sob os holofotes da série.

Outro atrativo é, sem dúvida, as personalidades históricas que vamos encontrando episódio após episódio, redesenhadas e com características peculiares. A figura de Camões foi bem conseguida, descolando-nos daquele estereótipo lírico e aborrecido: um bon vivant, frequentador de tabernas e de vários quartos, sempre com o verso na ponta da língua. Até agora, o melhor momento humorístico foi mesmo quando, em resposta aos seus versos, numa reação de ciúmes, Tiago (personagem do século XXI) decide recitar alguns versos de uma música dos Xutos & Pontapés, deixando o poeta sem palavras. SÉRIO?! BRILHANTE!

Para melhorar: o som. Há uma proximidade muito grande entre a voz das personagens e o ruído ambiente, o que torna difícil, por vezes, uma compreensão imediata de algumas partes dos diálogos. E isto pode ser, muitas vezes, a morte do humor. Nós somos um povo com uma grande variação de sons vocálicos, muitos deles fechados, o que é um obstáculo na compreensão da nossa língua quando falamos em ritmo natural (perguntem aos espanhois), por isso quem está encarregue do som e da sua edição, fait attention!!!

Som à parte, nada mais a apontar para já. Dois episódios depois, sou fã assumida e aconselho vivamente esta série. Todas as segundas-feiras, às 21h, na nossa RTP (e, caso percam, conseguem sempre ver no RTP Play online). Ainda vão a tempo de começar...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...