quinta-feira, 27 de outubro de 2016

#omeuanoemfotos 300 | Desburocratização

Na última quinta-feira de outubro, anualmente, comemora-se no nosso país o Dia Nacional da Desburocratização. Exato: no nosso país!
A ideia é "sensibilizar e dinamizar vontades, promover iniciativas e mobilizar recursos" com vista a que a Administração Pública consiga dar resposta aos desafios do futuro. Na verdade (e sem sombrinha de ironia, pelo menos nesta parte), penso que é um verdadeiro sinal de que há uma consciência coletiva de que vivemos num país altamente burocratizado e que isso é um problema para todos. Eu vi logo que isto tinha sido uma iniciativa do Conselho de Ministros de 1990, porque desde esse ano isto tem sido uma evolução estonteante! (...eu disse que era só naquela parte...)

Então, neste dia, "debatem-se [que é como quem diz, "fala-se sobre"] problemas processuais, formas de modernizar tecnologicamente e estratégias de simplificação de processos". Provavelmente, a seguir ao debate devem ter de fazer uma ata, que terá de passar por vários departamentos a fim de ser lida e assinada, ou um memorando com as ideias mais ousadas, que passará por vários postos na hierarquia da coisa, a fim de serem aceites. Caso algumas ideias recebam luz verde, provavelmente terão um importante impacto na vida dos cidadãos, depois do preenchimento de vários formulários e requerimentos e após os deferimentos necessários. Isto com sorte, porque se temos o azar de apanhar algum adjunto que julga que uma licenciatura conclui-se no final de quatro cadeiras, está tudo tramado! A papelada volta para trás e toca a fazer de novo, de preferência numa linguagem mais visual e com menos palavras.

Defensora da desburocratização, hoje decidi não olhar para a papelada e dar uma de "tu não mandas em mim, ficas aí que eu trato de ti quando me apetecer".

Amanhã, estou lixada.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...