domingo, 17 de abril de 2016

#omeuanoemfotos 108 | Split

Hoje foi dia de conhecer a Croácia ou, pelo menos, um bocadinho deste país: Split (também conhecida por Spalatos, nome herdado dos gregos). Esta foi uma cidade de vários confrontos ao longo dos séculos, especialmente na fase de queda do Império Romano e domínio do Austro-Húngaro. Um bocadinho do género "queremos todos esta terra, por isso vamos dar cabo de quem por cá anda".

Não houve muito tempo para conhecer tudo o que esta região tem para oferecer (como por exemplo o Krka Park, que dizem ser espetacular!), por isso ficámo-nos pela zona histórica e cultural. Em primeiro lugar, trocar alguns euros por kunas, visto que nem todos os locais aceitam euros ou mesmo cartões de crédito.

Catedral de Saint Domnius: com quase 60 metros de altura a pique, em corredores estreitos e através de escadas bastante duvidosas descobri que ando destemida! Sem hesitações, subi e, pela primeira vez, não tive medo das alturas. A vista de cima sobre a cidade é fenomenal (fica a foto).

Palácio de Diocletian: o famoso imperador romano que escolheu Split para sua residência e prometeu que, terminada a construção do seu palácio, abdicaria do trono em prol do sucessor. Dito e feito, foi o primeiro Imperador romano, segundo consta, que não esperou bater as botas para deixar outro governar. E tudo gira à volta deste palácio: as ruas animadas de gente, com legionários romanos a fazer lembrar outra época, lojas, cafés, hotéis...tudo muito organizado e convidativo. Quase me fez lembrar as ruas de Óbidos em dias de confusão moderada durante a feira medieval.

Estátua de Grgur Ninski: uma homenagem gigante ao bispo do século X, que bateu pé junto do Papa e introduziu a língua croata, de modo que os populares começaram a ser ouvidos e compreendidos. Embora tenha um nome que mais parece um vilão do Senhor dos Anéis, consta que foi uma pessoa importante pelas melhores razões e, reza a lenda, que quem tocar no dedo grande do seu pé e pedir um desejo terá a sorte a bater-lhe à porta. Ora, sendo eu ligeiramente supersticiosa, lá tive de ir esfregar o dedão do homem. O desejo já lá está, agora quero ver...

Para terminar o passeio, nada como um café (que vem acompanhado de um copo de água...imaginem porquê) e um gelado numa das muitas esplanadas que se estendem agradavelmente pela marina. Sobre os gelados, tenho a dizer que são ma-ra-vi-lho-sos!!! Daqueles artesanais, cremosos e irresistíveis logo ao olhar. Aliás...de Veneza até aqui, os gelados têm sido um pequeno (grande) problema!

E chegou o momento de dizer "adeus" a Split e um "até já" à Croácia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...