quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

3 Erros Fatais de um Profissional

O mundo do trabalho é uma selva e, por vezes, as pessoas veem-se ultrapassadas por outras menos qualificadas e/ou menos experientes...única e exclusivamente porque existe o fator C (a bela da Cunha)! Este é um facto que todos nós conhecemos e que, volta e meia, faz circular pelas redes sociais notícias sobre contratações de filhos/sobrinhos/primos/vizinhos dos senhores políticos (e não só) do nosso país, em jeito de condenação no pelourinho dos tempos modernos...

À parte disto... por que motivo as pessoas são ultrapassadas por outras?
E agora vocês respondem: porque não têm experiência ou porque têm menos formação. E tudo isto também é verdade. Porém, muitas vezes, as pessoas não são bem-sucedidas profissionalmente (e não compreendem porquê), pois não têm noção daquilo que... DIZEM!

Pessoal: prestem atenção às frases que se seguem e entendam que proferi-las poderá ser o mesmo que dizer "mande-me já embora que eu sou uma besta e não estou aqui a fazer nada"...

1. "NÃO PRECISO DE AJUDA."
O que estamos a transmitir: "Eu sou o único capaz de fazer isto. Só trabalho com gente incompetente, por isso prefiro fazê-lo sozinho. É claro que não vou dormir nos próximos três dias e, depois, todos os erros serão culpa da exigência da tarefa que me atribuíram, quase sem tempo nenhum para a realizar e sem ajuda alguma."
O que o patrão pensa: "Deves ter a mania que és o maior do teu bairro! Eu devo ser um grande calhau a gerir aqui a barraca para ter contratado tanta gente incompetente quando podias ser o único super herói a dar conta do recado. E se, entretanto, no meio dos cafés e guronsans te der o badagaio, vamos ter com a Maya para fazer um ponto da situação do trabalho ou temos de nos aventurar à descoberta durante dias?!"
Abram a pestana! Saber delegar e trabalhar em equipa é fundamental. Existem tarefas que, devido à sua natureza ou simplicidade, são efetuadas individualmente; mas muitas outras podem e devem ser partilhadas por uma equipa, sendo assim realizadas de forma mais eficaz, atempada e informada. Em todo o lado, há aqueles que gostam de fazer bem, enquanto outros gostam de fazer o mínimo possível. Importa conhecer os pontos fortes de cada elemento e distribuir tarefas a partir daí; a comunicação e o acompanhamento fazem o resto.

2. "SEMPRE APRENDI A FAZER ASSIM."
O que estamos a transmitir: "Este agora vem chatear-me e quer que eu faça isto de outra forma? Deve ser parvo! Então, se foi assim que me ensinaram quando terminei o curso em 1983, por que motivo teria agora de fazer de outra forma?"
O que o patrão pensa: "Deves ter sido recusado no casting para o "Planeta dos Macacos", pois estes já tinham evoluído mais do que tu! Ainda dizem que os Australopithecus estão extintos... Se calhar, é melhor continuarmos a fazer sempre da mesma forma, pois a concorrência agradece!"
Abram a pestana! O mundo está em constante evolução e devemos estar preparados para os novos desafios do mercado de trabalho. Formação contínua é importante, mas mais do que isso é essencial que haja vontade de fazer diferente, de inovar, de fazer melhor!

3. "ISSO NÃO FAZ PARTE DAS MINHAS FUNÇÕES."
O que estamos a transmitir: "Quer dizer... com uma licenciatura e um MBA em Gestão, ia agora para ali tirar fotocópias?! Isso é tarefa para qualquer parolo...metam um a fazer isso!"
O que o patrão pensa: "Ó minha grande besta... se não tens capacidade para tirar fotocópias, eu posso pedir a um parolo que te dê formação! Se não consegues rentabilizar o tempo e lucro da empresa sendo versátil, podes dobrar os teus diplomas bem dobradinhos, enfiá-los no ânus e ir comprar o jornal para te agarrares aos classificados... ou, se calhar, consultá-los no tablet, pois podes não ter adquirido a competência de folhear um jornal no MBA!"
Abram a pestana! Versatibilidade, dinamismo e proatividade são competências importantes e fundamentais num bom profissional. Não somos máquinas formatadas e programadas para funcionar apenas de uma determinada forma...somos humanos e são as nossas competências humanas, pessoais e sociais que nos caracterizam e nos tornam necessários à sociedade. Portanto, deixem de ser cagarolas, porque eu conheço muita relva cheia de diploma que nem semente levou...

Para já, ficam estas três... mas pensem antes de falar, pois pela boca morre o peixe, já dizia o Zé Povinho!

Regra: Não digam tudo o que vos vem à cabeça.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...