sexta-feira, 16 de junho de 2017

Quando se Come Trump(a) às Colheradas!



Lembro-me de ter os meus 10 anos e passar as férias inteiras enfiada na praia. Nessa altura, não havia grande alarido com proteção solar, sabia-se que deveria haver uma maior cautela entre as 13h e as 15h e era justamente neste período que nos obrigavam a ficar à sombra (dorme a sesta e é se queres vir à praia!) até porque o grande perigo era a digestão.

Hoje, vinte anos (e uns pozinhos) depois, é praticamente um crime alguém expor-se ao sol sem proteção solar, sendo que o horário mais crítico passou a ser entre as 11h e as 17h. A digestão passou a ter uma importância relativa (e cada vez mais cedo as crianças/adolescentes passaram a ser imunes à sesta).

Lembro-me de ouvir, naquele tempo, a previsão de 30 e tal graus e "ó, meu deus, que amanhã não se vai poder andar na rua!". Hoje o pensamento ainda é este quando ouvimos as previsões, mas estas rondarem os 40 graus já começa a ser normal.

Não sei mais do que isto. Não sou cientista, nem ando por dentro das investigações climáticas. A temperatura tem aumentado ao longo dos anos e tenho como fundamento apenas a minha memória e as minhas vivências. E não é preciso ser muito inteligente para perceber que isto tem consequências desastrosas para todos os que vivem neste planeta.

Donald Trump diz que isto não passa de um mito e, por isso, deixou o Acordo de Paris para os crentes. Foram várias as teorias que me assolaram para justificar a posição do presidente norte-americano. Partilho carinhosamente (e por ordem cronológica):

1. Será que ele come bosta (fezes, se preferirem, porque m**rda é para os pobres) à colherada em jejum, antes de nascer o sol, ou há ali algum déficezinho cognitivo não diagnosticado atempadamente?

2. Será que viveu toda a infância dentro de uma redoma climatizada e, por isso, nunca teve a oportunidade de criar memórias para a vida, como levar uns bofardos para sentar-se à sombra ou umas galhetas para dormir a sesta por causa da digestão?

3. Será ele afinal um homem muito inteligente que, olhando apenas aos interesses financeiros da America Great Again (esqueceram-se de o avisar que para o hemisfério sul também há América, o que me leva novamente à primeira teoria...), conta com a ignorância do povo norte-americano para implementar os seus caprichos ideais e com o sentido de responsabilidade humanitária dos outros povos para se preocuparem com um problema que é de todos?

4. Terá ele já comprado e equipado um novo planeta para viver com as suas Trumpinas e respetivo staff (até porque há que manter as Trumpinas e as suas necessidades)?

Ok, esta última já é divagação, mas não podemos descartar a hipótese, até porque se o Trump alguma vez teve curiosidade em ver filmes americanos, deve ter reparado que as desgraças acontecem todas por lá...

Em todo o caso, se estiver a pensar em fugir para Portugal (como já vai sendo moda entre os famosos), só lhe desejo uma coisa: um dia inteiro ao sol, sem proteção, na praia da Arrábida, com direito a um mergulho de chapa depois de uma feijoada à transmontana!!!

5 comentários:

  1. Não te esqueças que é tudo 1.uma invenção da China, quando se falam em alterações climáticas e 2.um ataque à indústria energética dos EUA. Sim, porque o umbigo do mundo está na América do Norte....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida! E o pior é que quase todo o mundo tende a seguir este povo como modelo de vida...

      Eliminar
  2. Muito muito bom!!

    Beijinhos
    https://atitica.wordpress.com

    ResponderEliminar
  3. Para se perceber porque esse senhor está no poder, temos de ver o povo americano: altamente ignorante. Já espero de tudo vindo dele, enfim. Comemos trumpas às colheradas todos os dias... beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ignorância dos outros é o maior trunfo dos poderosos. Infelizmente, tenho de concordar...

      Obrigada e beijinhos :)

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...